Dado longa e variada história da gravadora, é surpreendente ver o quanto rapidamente as coisas foram para baixo para a EMI. Um ano de seu 80 º aniversário, a conglomerada gravadora anunciou recentemente que iria cortar em algum lugar entre 1.500 a 2.000 postos de trabalho ... basicamente, um terço do seu pessoal. Para cobri-lo fora todo, o rótulo foi um golpe terrível na semana passada por ninguém menos que Senhor Paul McCartney, que anunciou sua renúncia à Concord Music. Agora, seu futuro está em risco ainda mais, e a central de música antiga está tentando proteger 550 milhões dólares apenas para manter em atividade até 2015. Assustador, não?
Embora a situação atual da EMI é muito triste, não é um caso único num setor que está em colapso a partir de todos os lados. Mas o rótulo é único na sua visibilidade, os outros três grandes gravadoras conseguiram manter as suas desgraças em grande parte sob sigilo. Então, o que tem EMI feito de diferente? Como e o porquê é muito mais complicada do que até mesmo o esperado.
Obviamente, a Internet tem desempenhado um grande papel na queda do IME e os grandes outros nomes. Prejudicadas pela pirataria e falta de compreensão geral de como funciona a Internet, os rótulos têm tentado, em vão, resolver seu mais novo problema: como levar as pessoas a pagar por algo que podem encontrar online gratuitamente. Mas os problemas vão além da EMI, cavalo morto conhecida na Internet. O problema pode ser mais que a grande EMI não falhar.
Para muitos artistas que chamam de casa a EMI, parece que a Terra Firma foi a última gota. Tinha havido denúncias amplamente divulgadas, tanto Paul McCartney e Radiohead: a primeira quando disse que o rótulo dos artistas eram como "parte da mobília". Este último voltou a sua revolta contra a EMI, acabou afastando-se, tendo total controle criativo e gerando uma quantidade inacreditável de hype e buzz com o pay-as-you-favor "modelo Radiohead. Para choque de todos, ele trabalhou, fazendo uma misteriosa (e enorme) soma para a banda. Enquanto os recursos para tratar os músicos e a maneira que eles esperam é lentamente diminuindo, nunca é bom para o PR - e vendas - a ser publicamente humilhado por roqueiros mais respeitados do mundo.
Perder McCartney, Radiohead e Rolling Stones seria um golpe terrível para qualquer rótulo, especialmente quando você leva em conta quanto dinheiro seus catálogos geram de volta cada vez que um novo álbum sai. Um bando de velhos discos dos Beatles podem cancelar as vendas fracas de maior risco de novos artistas, mas é mais difícil sobreviver, quando muitos desses artistas mesmo já não são uma parte da sua lista.
Em 2002, a gravadora assinou com Robbie Williams um contrato para um álbum de, $157.000.000 . Enquanto isso é uma chacota digna de soma, é ainda mais coçando a cabeça, para aqueles de nós, deste lado do lago. Robbie Williams sempre foi uma estrela pop fascinante: ele é enorme no Reino Unido, mas nunca conseguiu fazer um impacto comparável nos Estados Unidos. É difícil descobrir o que a EMI está ficando de fora - Williams não volta para casa bem, mas o momento deve ter vindo enquanto ele estava em chamas. Este tipo de confusão, sinais de investimento por parte da EMI, uma tentativa ímpar de greve relâmpago duas vezes e, neste caso, bem depois do impacto inicial. Embora seja um jogo interessante, é este tipo de escolha que poderia fazer uma situação ruim ainda pior.
Por outro lado, algo parecido com o jogo de Williams é provavelmente a melhor aposta da gravadora. É o que eles têm de fazer para sobreviver. Embora este negócio particular foi mal concebido, a EMI está na posição perfeita para jogar alguns Ave-Marias incríveis. Agora é a hora de tomar riscos, para tentar alguma coisa que parece que tem o potencial de mudar o jogo. É uma oportunidade para assinar alguns emocionante, com artistas fajutos, para deixá-los experimentar as suas próprias estratégias de pagamento na Internet, para o tratamento de músicos como mais do que apenas uma parte da mobília. É o momento de dar uma olhada, realmente duro em seu modelo de negócio e decidir de uma vez por todas qual a música que novo milênio realmente vale, não os rótulos e artistas, mas o povo a pagar.
Outra abordagem poderia ser a de não pagar o tipo grande dos montantes que tenha dado a artistas como Williams. A idade do mega-negócio é longo, e ninguém quer correr riscos com tentativas de acabar como EMI. Esta é a idade para ficar magra, fique malvada, e trabalhar lentamente para desenvolver novos artistas, o legado. É hora de descobrir novas modalidades do que apelar para os artistas que estão ficando cada vez melhor em fazer tudo por conta própria.
Um grande avanço tem longa comprovada letal, então por que não elaborar um novo sistema de pagamento? Por que não tomar uma página e começar a desenhar-se mais atraente acordos de partilha de receitas? Como sobre a contratação de alguns dos povos do Pirate Bay para descobrir formas de rentabilizar os modelos que os usuários de internet já estam adaptados? Sério, em termos de receita líquida, não investir 157 milhões em tecnologia de interface no estilo rapidshare finalmente minar a atividade ilegal por desvio de dinheiro de volta onde ela pertence? Ao invés de ir atrás de pessoas que usam o seu conteúdo em modelos bem sucedidos de fazer dinheiro, por que não comprar um sério interesse econômico?
Quando nós falamos sobre como e por que isso aconteceu, isso não significa que ele tem de continuar acontecendo ... Na verdade, ele não pode. Para a EMI, e para as grandes gravadoras, em geral, agora é a hora de reinventar e ser criativo. Claro, há alguns anos atrás pode ter sido o melhor momento para entrar em ação, mas agora estamos chegando ao ponto de não retorno.
Fonte: http://mog.com
Rob está tendo alguns problemas com a gravadora EMI a bastante tempo, já ameaçou deixa-la em 2007. Quem se lembra?
Mas a gravadora enfrenta alguns problemas financeiros de grandes quantias. O que pode resultar em mais algumas rescisões contratuais por partes de artistas renomados, como Robbie Williams.
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